Cultural

História e cidades

História

Nas imediações, vale a pena visitar as ruínas romanas e o anfiteatro da Bobadela. Estes datam do séc. XIII. Em Conímbriga, a 16 km a sudoeste de Coimbra, existe uma enorme povoação romana. Este é, sem dúvida, o mais importante legado romano em Portugal.

 

As cidades que valem a pena visitar são:

As cidades de Viseu e Coimbra

Viseu, por vezes denominada a “cidade dos pinheiros verdes”, é uma cidade medieval pitoresca, situada num planalto entre o Caramulo e a Serra da Estrela. É sobejamente conhecida como a capital gastronómica da região e pelo famoso vinho Dão.

A Sé (catedral), datada do séc. XIII, ergue-se no alto das muralhas romanas. À semelhança de várias cidades medievais portuguesas, o centro histórico de Viseu é um labirinto de ruelas estreitas, onde se encontram as casas dos antigos fidalgos, que se ramificam desde o ponto mais alto da cidade, a Praça da Catedral.

 

A cidade universitária de Coimbra

Coimbra é atualmente a 4.ª maior cidade de Portugal, erguida em forma de cascata numa colina na margem direita do Rio Mondego. A universidade é uma importante atração turística. Os estudantes são a imagem de marca da cidade. Habitualmente andam pela cidade trajando uma capa preta. A universidade está situada dentro da antiga muralha de origem árabe. Depois da “Reconquista”, a conquista de Espanha e de Portugal aos Mouros, foi um palácio real. O portão de entrada duplo, “Porta Férrea”, conduz a um largo retangular, o “Pátio das Escolas”. Aqui faziam-se as praxes. À direita encontra-se a torre do relógio, denominada “Torre da Cabra”. O som dos sinos assemelha-se ao balir de uma cabra e, pela manhã, às 7:00 horas, os estudantes acordam ao som do seu toque! A “Biblioteca Velha” é um edifício magnífico. Lá dentro, preservam-se belíssimos tetos pintados e estantes imponentes. As paredes encontram-se decoradas em talha dourada e o pavimento é revestido de mármore. No seu interior, guardam-se milhares de livros e manuscritos dos vários séculos, entre os quais uma bíblia em pergaminho datada do séc. XIII.

Em Coimbra também existem inúmeras possibilidades de fazer compras, nomeadamente nos centros comerciais “Fórum” e “Dolce Vita”, onde se encontram diversas cadeias de lojas modernas. O estacionamento é gratuito.

 

 

No site Visit Portugal encontrará mais informações sobre a cidade de Coimbra e as suas atrações turísticas.

Gastronomía

A cozinha regional, conhecida pelo o Queijo da Serra da Estrela e pelos enchidos que fazem a delícia dos visitantes!

 

 

 

Museus

Os museus que valem a pena visitar são:

Museu do Pão, em Seia, apresenta uma exposição interessante e interativa sobre a história e o processo de fabrico do pão. Também alberga um excelente restaurante.

Em Viseu, aconselhamos a visita ao Museu Grão Vasco onde se encontram expostas obras de pintores Renascentistas.