Atividades

Caminhar, explorar a região a pé

Nas imediações do parque há muitas possibilidades para fazer caminhadas. Graças ao clima, a primavera e o outono são as estações mais indicadas para fazer caminhadas ou andar de bicicleta.

hiking; caminharA partir do parque de campismo, existem cinco percursos pedestres com marcações. Na Serra da Estrela existem várias rotas marcadas. Também é possível fazer uma visita guiada às montanhas.  Em Piódão, uma das “aldeias do xisto” na Serra do Açor, também há vários percursos marcados. Em toda a zona estão a ser executados trabalhos para a marcação de rotas e percursos.

O “Rotas e Percursos da Serra da Estrela” constitui um guia prático para a descoberta da área que abrange os planaltos mais elevados da serra da Estrela e dos vales que deles irradiam.

Nesta obra, propõe-se um itinerário automóvel de âmbito geral, que permite um acesso fácil e rápido aos principais locais de interesse turístico da serra, e que articula com um conjunto de percursos pedestres de pequena rota, possibilitando uma exploração mais pormenorizada da montanha.

Da obra faz parte ainda uma carta turística destacável representada à escala de 1:30 000.

 

 

Também pode fazer um safari de jipe: passar um dia inteiro a percorrer a região, chegando a locais de outro modo inacessíveis.

Convento antigo

No Santuário da Nossa Senhora das Preces, no Vale de Maceira, perto do parque de
campismo, situa-se um magnífico convento antigo, com capelas históricas da Paixão de Cristo, e árvores seculares no jardim botânico. A Nossa Senhora das Preces apareceu a uns pastorinhos no ano de 1371, no alto da serra do Colcurinho. Em honra deste acontecimento, ergueu-se uma capela. Além disso, o alto da serra tem umas vistas fabulosas, nomeadamente sobre a Ponte das Três Entradas. Os habitantes locais deslocam-se frequentemente até este local para fazer churrascos.

Ciclismo

O ciclista mais experiente encontrará aqui algumas rotas “picadas”, por exemplo para o Monte de Colcurinho (1244 metros) ou para a Torre (1993 metros). Mas também há percursos interessantes para o ciclista menos experiente. A partir do parque de campismo, existem  percursos assinalados para ciclismo. Pode alugar as nossas bicicletas BTT, pelo preço de € 7,50 por dia.

Canoagem/caiaque

Temos um protocolo com a Rock and River.

Esta empresa organiza várias atividades ao ar livre, com monitores experientes e entusiastas (rappel, caiaque no rio Mondego). A empresa de lazer e aventura Transserrano organiza passeios de caiaque e outras atividades, tais como noites de paintball e visitas a locais típicos desta região. Ambas as empresas têm guias que falam português e inglês.

Também alugamos canoas com as quais se podem fazer pequenos percursos nos riachos, ao pé do parque de campismo.

Fazer ski no inverno

Vídeo no YouTube

Neve em Portugal! Quando há neve, é possível fazer ski na montanha mais alta da Serra da Estrela, a Torre. Nesse local, há 6 elevadores e várias pistas. No caso de não haver neve natural, constrói-se uma pista com neve artificial.

 

 

Há pistas abertas? http://www.skiserradaestrela.com/

Montar a cavalo e andar de burro

Temos protocolos com parceiros que organizam passeios a cavalo nesta região. Também é possível visitar uma quinta onde os seus filhos poderão ajudar a cuidar dos animais durante uma manhã, uma tarde ou um dia inteiro. Nesta quinta também se organizam passeios de burro.

Parapente

Para aqueles que gostam de ver o mundo lá de cima, existem algumas possibilidades de fazer parapente.

Com tantas possibilidades, o mais difícil será escolher! Teremos o maior prazer em ajudá-lo a encontrar o que mais gosta de fazer.

 A diversidade da paisagem, a gastronomia e o património cultural constituem motivos de visita durante todo o ano!